domingo, 13 de março de 2011

Primeiro Núcleo de Mediação Comunitária em Passo Fundo

   O site do jornal Diário da Manhã publicou uma reportagem sobre o Projeto Justiça Comunitária, escrita pelo jornalista Claudio Crescencio.



"Primeiro Núcleo de Mediação Comunitária
Projeto trará a oportunidade para os moradores receberem orientações a respeito de vários assuntos, além de contar com o apoio de várias entidades e serviços de profissionais ligados às diversas áreas 
Foto: Claudio Crescencio
 
Moradores do loteamento José Alexandre Zachia e bairro Valinho vão contar, a partir de julho deste ano, com o primeiro Núcleo de Mediação Comunitária de Passo Fundo. O projeto tem parceria com o Ministério da Justiça, Secretaria de Segurança e da IMED, que fará a indicação dos cerca de 40 profissionais voluntários atuantes nas mais diversas áreas. Para o coordenador do projeto, Prof. Dr. Mauro Gaglietti, a IMED irá fornecer esses voluntários através dos cursos de Direito, Psicologia, Odontologia, Administração e Gestão Pública. “O papel da IMED é apoiar a Prefeitura e a Uampaf. As comunidades do Zachia e Valinho serão as pioneiras na implantação desse primeiro núcleo. Após isso, na certeza de que a experiência dará certo, estaremos instalando esse projeto em outros bairros da cidade”, disse.
De acordo com o secretário de segurança Márcio Patussi, o objetivo desse serviço de mediação é resolver certos conflitos gerados na comunidade como, intrigas de vizinhos ou, até mesmo, alguém que ficou devendo num bar e não fez o pagamento. “Com isso, evita-se que os moradores se desloquem até o judiciário, resolvendo seus problemas dentro da própria comunidade”, explicou. Segundo Gaglietti, a comunidade deverá procurar o Poder Judiciário somente em casos que não poderão ser resolvidos dentro do bairro. “Nos teremos uma equipe de profissionais com formação jurídica e psicológica com larga experiência, além de acadêmicos que estarão envolvidos no projeto”, informou.
A escolha dessas duas comunidades foi através de um consenso, identificado os bairros com maiores necessidades sociais e com alto índice de violência. “A escolha dos bairros partiu de um acordo com os órgãos envolvidos. Nessas comunidades, 90% das pessoas são da classe trabalhadora e que necessitam muito desse núcleo”, disse Gaglietti.
Dr. Mauro Gaglietti
A meta é para que nos próximos oito anos, todos os bairros de Passo Fundo possam ter acesso a esse serviço. Os líderes vão ser formados por orientadores que virão de Brasília. A equipe é formada por profissionais que tem grande experiência e atuação fora do Brasil, onde outros países já desenvolvem projetos semelhantes. Em Porto Alegre, o bairro escolhido para a implantação foi Lomba do Pinheiro, e que até então tem obtido excelentes resultados. A casa já foi alugada pelo município e os próximos três meses servirão para a realização de cadastros para o voluntariado.
A partir de julho deste ano, será estipulado um horário de funcionamento do Núcleo de Mediação Comunitária, se tornando uma grande referência para as pessoas que desejarem um serviço de apoio.
Toda a comunidade está convidada para participar do lançamento e apresentação pública do projeto Justiça Comunitária. O local será a Escola Municipal Guaracy Barroso Marinho no Bairro Zachia, às 18h. Na oportunidade será assinado o termo de parceria envolvendo as três instituições promotoras do referido projeto com a ampla participação das entidades e órgãos que apóiam a instalação do primeiro Núcleo de Mediação Comunitária de Passo Fundo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário