"Primeiro Núcleo de Mediação ComunitáriaProjeto trará a oportunidade para os moradores receberem orientações a respeito de vários assuntos, além de contar com o apoio de várias entidades e serviços de profissionais ligados às diversas áreas
Foto: Claudio Crescencio Moradores do loteamento José Alexandre Zachia e bairro Valinho vão contar, a partir de julho deste ano, com o primeiro Núcleo de Mediação Comunitária de Passo Fundo. O projeto tem parceria com o Ministério da Justiça, Secretaria de Segurança e da IMED, que fará a indicação dos cerca de 40 profissionais voluntários atuantes nas mais diversas áreas. Para o coordenador do projeto, Prof. Dr. Mauro Gaglietti, a IMED irá fornecer esses voluntários através dos cursos de Direito, Psicologia, Odontologia, Administração e Gestão Pública. “O papel da IMED é apoiar a Prefeitura e a Uampaf. As comunidades do Zachia e Valinho serão as pioneiras na implantação desse primeiro núcleo. Após isso, na certeza de que a experiência dará certo, estaremos instalando esse projeto em outros bairros da cidade”, disse.
De acordo com o secretário de segurança Márcio Patussi, o objetivo desse serviço de mediação é resolver certos conflitos gerados na comunidade como, intrigas de vizinhos ou, até mesmo, alguém que ficou devendo num bar e não fez o pagamento. “Com isso, evita-se que os moradores se desloquem até o judiciário, resolvendo seus problemas dentro da própria comunidade”, explicou. Segundo Gaglietti, a comunidade deverá procurar o Poder Judiciário somente em casos que não poderão ser resolvidos dentro do bairro. “Nos teremos uma equipe de profissionais com formação jurídica e psicológica com larga experiência, além de acadêmicos que estarão envolvidos no projeto”, informou.
A escolha dessas duas comunidades foi através de um consenso, identificado os bairros com maiores necessidades sociais e com alto índice de violência. “A escolha dos bairros partiu de um acordo com os órgãos envolvidos. Nessas comunidades, 90% das pessoas são da classe trabalhadora e que necessitam muito desse núcleo”, disse Gaglietti.
Dr. Mauro Gaglietti A meta é para que nos próximos oito anos, todos os bairros de Passo Fundo possam ter acesso a esse serviço. Os líderes vão ser formados por orientadores que virão de Brasília. A equipe é formada por profissionais que tem grande experiência e atuação fora do Brasil, onde outros países já desenvolvem projetos semelhantes. Em Porto Alegre, o bairro escolhido para a implantação foi Lomba do Pinheiro, e que até então tem obtido excelentes resultados. A casa já foi alugada pelo município e os próximos três meses servirão para a realização de cadastros para o voluntariado.
A partir de julho deste ano, será estipulado um horário de funcionamento do Núcleo de Mediação Comunitária, se tornando uma grande referência para as pessoas que desejarem um serviço de apoio.Toda a comunidade está convidada para participar do lançamento e apresentação pública do projeto Justiça Comunitária. O local será a Escola Municipal Guaracy Barroso Marinho no Bairro Zachia, às 18h. Na oportunidade será assinado o termo de parceria envolvendo as três instituições promotoras do referido projeto com a ampla participação das entidades e órgãos que apóiam a instalação do primeiro Núcleo de Mediação Comunitária de Passo Fundo."
domingo, 13 de março de 2011
Primeiro Núcleo de Mediação Comunitária em Passo Fundo
O site do jornal Diário da Manhã publicou uma reportagem sobre o Projeto Justiça Comunitária, escrita pelo jornalista Claudio Crescencio.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário