Márcio Patussi é o secretário municipal responsável pela Secretaria Segurança Público. Em matéria publicada pelo Diário da Manhã, ele comenta:
"O nosso momento inicial é trabalhar com a violência, com relação às causas e a prevenção da violência. Já temos os recursos do Pronasc (Programa Nacional de Segurança com Cidadania) que são oriundos do Ministério da Justiça, através do governo federal, onde se incentiva um novo olhar no tratamento da violência. Os municípios brasileiros não podem trabalhar com policiamento ostensivo, com aquela repressão, que é típica, das polícias constituídas, sejam elas as polícias militares, ou as polícias civis que são de obrigação dos estados, sejam elas da polícia federal, ou até mesmo do exército brasileiro que tenham o seu comando na união. O município tem que fazer uma atividade diferente, e o município de Passo Fundo assim foi habilitado com recursos, vem a ser o nosso carro chefe. Nós temos inicialmente aprovado no Pronasc R$ 2 milhões e 600 mil, ainda no ano de 2009, estes recursos já estão disponíveis para a prefeitura. Temos três projetos importantíssimos, no tratamento a prevenção das causas de violência, um deles é “Mulheres da Paz”, outro deles é “Protejo”, e outra “Justiça Comunitária”, onde estaremos inserindo nas comunidades mais carentes, onde haja um determinado índice de violência estaremos inserindo uma cultura de paz, formando pessoas, ajudando aquele adolescentes que cometem atos infracionais a mudar um pouco a sua visão, e se tornarem pessoas de bem."
Secretário Márcio Patussi/FOTO BEATRIZ SCARIOT
A Justiça Comunitária é um modelo que vem sendo adotado com sucesso em vários lugares do Brasil. Agora, Passo Fundo também irá adotar projetos inovadores de prevenção da violência.
Você pode conhecer mais detalhes da Secretaria de Segurança Pública no site da Prefeitura Municipal de Passo Fundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário