terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Diário da Manhã: Balanço positivo e novas expectativas para o projeto Território da Paz

FONTE: Diário da Manhã

Diminuir os índices de criminalidade e construir uma cultura de paz é o objetivo de um trabalho que há 64 dias vem atuando em Passo Fundo, o Território da Paz. O projeto que tem a parceria da secretaria de Segurança e policiamento se trata de um conjunto de políticas públicas baseadas no diálogo entre ações sociais e policiais, fundamental para a redução dos índices de violência e criminalidade, em bairros onde há maior vulnerabilidade. Na cidade, os bairros que fazem parte das ações são o bairro Zácchia e Integração.

Para apresentar os resultados desses dois meses de trabalho e planejar novas ações, a Secretaria de Segurança Pública, por meio do secretário Márcio Patussi, os policiais do 3º RPMon e representantes dos bairros se reuniram nesta segunda-feira, 30. Além da apresentação dos resultados, duas urnas foram entregues aos representantes dos bairros, que farão a coleta de sugestões e melhorias.

De acordo com o secretário Márcio Patussi, as urnas que forma distribuídas aos dois bairros que fazem parte do projeto vão contribuir no sentido de dar uma orientação das necessidades da comunidade. “Algumas pessoas ficam inibidas de se manifestar quando ocorrem as reuniões. Então essa é uma forma de trazer esse feedback entre a real necessidade da população e fazer de forma efetiva as ações, agindo dentro da nossa viabilidade”, justifica ele.

Resultados
Conforme o major Angelo Miguel, do 3º RPMon, o balanço das atividades feito nos 64 dias de implantação do projeto trouxe o levantamento de todas as abordagens e intervenções feitas pela polícia. “O programa é multidisciplinar e depende de ações conjuntas que acabam diminuindo os índices de criminalidade. O papel da Brigada Militar é ser um link entre as necessidades da comunidade e as demais secretarias, fazendo o encaminhamento e prevenindo”, aponta ele.

Os bairros que fazem parte do projeto foram escolhidos por apresentar índices de criminalidade e vulnerabilidade diferenciadas, como explica Patussi. “Temos que avançar e identificar cada vez mais outras situações de risco e atuar com mais firmeza com um conjunto de outras ações, na defesa e manutenção da ordem”, conclui.

Segundo o major Angelo, o Território da Paz é um novo modelo de segurança pública. “É uma política do Estado e depende de uma série de agentes que agrega todas as secretarias, como Saúde, Educação, Infraestrutura e Segurança”, destaca. O projeto alcançou resultados expressivos, principalmente pelo trabalho efetivo da Brigada Militar. Um dos índices destacados pelo major Angelo é o de homicídios, que ficou em zero nos dois bairros, um importante passo na conquista pela paz, que iniciou em 22 de novembro de novembro de 2011, quando foi implantado.


(Representantes dos bairros recebem urnas de coleta das sugestões da comunidade / FOTO ALESSANDRA PASINATO)

O Nacional - Casas de Mediação: trabalho aprovado!

FONTE: O Nacional

Há duas semanas, o Comunidade em Ação mostrou o trabalho que está sendo feito pelos mediadores que trabalham no Núcleo do bairro Zachia, onde o projeto já está mostrando os resultados. Paralelo ao que é feito neste bairro, existem os mediadores do Valinhos, onde também está instalado um Núcleo do projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, em parceria com a Imed, através de recursos do Pronasci.
“Devido ao projeto ser pioneiro na cidade de Passo Fundo, a importância que nós, enquanto secretaria, entendemos é que ele tem o intuito de amenizar algumas situações de violência e de conflito nessas duas comunidades. Acatando uma solicitação da presidência do bairro Valinhos, da direção da escola e dos próprios mediadores que queriam intensificar o trabalho, acabamos criando dois Núcleos, com o objetivo de aperfeiçoar esses atendimentos possibilitando que aos moradores de qualquer uma dessas comunidades um trabalho de forma mais rápida”, salienta o secretário municipal de Segurança Pública, Márcio Patussi.
De acordo com ele, somado a outras ações, como o Policiamento Comunitário, o Núcleo já mostra sua força com resultados positivos. “Avaliamos como positiva essa primeira experiência que é pioneira e que conta com a parceria da Imed aqui no município. Já temos demanda para essa mesma linha de atuação em outras comunidades. Porém, nós só teremos alcance de novos recursos junto ao Ministério da Justiça no encaminhamento final dessa ação, ou seja, a partir do mês de julho é que nós estaremos encaminhando ao ministério a solicitação de renovação desse convênio para aí sim atuar ou atuar na mesma comunidade ou nós levarmos para outras comunidades do município”, projeta o secretário.

Mediadores do Valinhos
Assim como no bairro Zachia, o Valinhos conta com dez mediadores que estão num intenso trabalho de divulgação das ações do Núcleo existente no bairro. Conforme Lázaro Brizola, um dos integrantes desse grupo, “no momento está tendo boa aceitação, as pessoas estão tendo curiosidade, mas a procura para realmente resolver algum conflito ainda é pequena”, explica.
Porém, a primeira experiência na mediação já foi vitoriosa, conforme conta a mediadora Ione Salet da Silva: “fizemos uma mediação num conflito de cinco anos. Era uma briga entre vizinhos e foi um sucesso. O conflito era por causa de um muro e agora eles se acertaram. É um conflito que começou com o casal, daí já passou para o filho e foram crescendo e agora com a mediação a resolução foi um sucesso”, conta ela que mora no bairro há 40 anos.



segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Fotos 28/01

   No último sábado, aconteceu reunião com os mediadores para fazer o balanço da semana e discutir questões para aprimorar o projeto. Recebemos a visita do presidente da Associação de Moradores do Zachia, Nilson Santa Helena.
   Além disso, num segundo momento recebemos a visita super especial da coordenadora do Comitê da Cidadania de Combate à Fome e à Miséria, dona Heloísa Goelzer de Almeida. Ela veio conhecer o Núcleo, o Projeto Justiça Comunitária e compartilhar um pouco de suas experiências envolvendo o Comitê da Cidadania.












terça-feira, 17 de janeiro de 2012

O Nacional: Transformando conflitos em soluções


FONTE: O NACIONAL

Solucionar conflitos através de conversação e ouvindo os dois lados. Este é o princípio básico do trabalho realizado pelos mediadores e equipe técnica que atuam nos dois Núcleos de Justiça Comunitária de Passo Fundo, programa que é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, coordenada por Márcio Patussi, em parceria com a Imed. Um deles funciona no bairro Zachia. O outro, no Valinhos. Em cada um, são 10 mediadores trabalhando, mais uma equipe composta de advogado, psicólogo e assistente social. A ideia é encontrar uma solução para pequenos problemas dentro do próprio bairro, sem que se tenha que acionar a Justiça.
Esta semana, o Comunidade em Ação vai mostrar como estão sendo desenvolvidas as atividades no Zachia. Na próxima, os leitores conhecerão os mediadores que estão fazendo a diferença no Valinhos. Em ambos os bairros, as ações são desenvolvidas por pessoas que, obrigatoriamente, são moradores do local. É a própria população fazendo um importante trabalho por ela mesma, um grande exemplo do que realmente é uma comunidade em ação. Conheça agora alguns desses personagens.

Moradora do bairro há 25 anos

Suzana Graeff é uma das mediadoras do bairro Zachia. Ela, como os demais mediadores, passou por um curso de capacitação com o objetivo de desenvolver diversas habilidades como a de conversar com todos os envolvidos em cada conflito e também de como abordá-los.
Desde o dia 11 de julho, data que o Núcleo deu início às atividades de mediação, Suzana é uma das pessoas que tentado mudar a realidade do bairro. Justamente ela, que no princípio não se interessou pelo programa, agora faz parte do grupo de 10 pessoas que é responsável por ajudar a população a resolver os seus problemas entre vizinhos ou mesmo na família. “Realmente não me interessei pelo programa no começo, mas como estava acontecendo bastante conflito no bairro e pela influência da minha sogra que me apoiou bastante, acabei me interessando e entrei no projeto para ajudar a população, a nossa comunidade”, conta.
Suzana mora no Zachia há 25 anos e viu o bairro crescer e também os conflitos. “O mediador trabalha para ajudar as pessoas a resolver os problemas aqui mesmo no bairro, sem que se precise entrar com um processo, por exemplo. As pessoas vêm até aqui e depois é sentar conversar, tentar resolver, saber a posição dos dois lados”, explica.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Território da Paz completa 50 dias em funcionamento

FONTE: O Nacional

Na manhã desta sexta-feira, o secretário de Segurança Pública, Márcio Patussi, recebeu o Coronel Júlio Marobin, responsável da Secretaria Estadual de Segurança Pública pelos Núcleos de Polícia Comunitária no Estado do Rio Grande do Sul. Juntos avaliaram os primeiros 50 dias de funcionamento das ações do Território da Paz, implantado no mês de novembro em Passo Fundo nos bairros Zachia e Integração.
Com o programa, espera-se amenizar problemas de drogadição, tráfico e pequenos delitos nestes locais. As ações já estão atingindo uma comunidade de aproximadamente 20 mil pessoas nesses dois bairros. Após analisar o relatório da Secretaria de Segurança e da Brigada Militar, o coronel Marobin, que esteve acompanhado pelo assessor da secretaria, major Carlos Souto, destacou que a implantação dos núcleos está acontecendo como planejado em Passo Fundo. “Estamos vendo aqui um ótimo trabalho da Secretaria de Segurança e da Brigada”, disse o coronel.
O secretário Patussi explicou ao coronel que em função da realidade local, o número de policiais inseridos nos núcleos foi ampliado de três para quatro. Patussi relatou que eles estão fazendo um trabalho de aproximação com a comunidade, identificando algumas situações e intervindo quando necessário com prisões e abordagens. “Os líderes comunitários também estão entendendo a importância do nosso trabalho”, disse.
No relatório entregue pela Secretaria de Segurança e pela Brigada ao coronel Marobin também constam informações sobre as reuniões periódicas que estão acontecendo com essas comunidades. Patussi quer desmitificar a distância que existia da Brigada e da Secretaria com a comunidade, no intuito de saber as reais demandas. “Assim estaremos aplicando ações não só de policiamento, mas também que envolvam iniciativas do poder público, como troca de lâmpadas e limpezas de ruas, além de questões sociais”, salienta.
De acordo com Marobin, esse relatório que lhe foi apresentado, será encaminhado ao governador Tarso Genro,objetivando mostrar que o município de Passo Fundo está sendo eficiente na montagem dessa nova estrutura de trabalho.
A prioridade dos programas que serão desenvolvidos no Território da Paz é trabalhar com jovens entre 12 e 24 anos, em três eixos estratégicos: prevenção, transversalidade e gestão.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Estágio para alunos de direito


Vagas para Estagiário (a) Remunerado(a) 
PROJETO JUSTIÇA COMUNITÁRIA 

1) A Faculdade Meridional / IMED torna público o processo de
inscrição para estágio remunerado para estudantes da Escola de
Direito que estejam interessados em atuar no Núcleo de Justiça
Comunitária junto ao PROJETO JUSTIÇA COMUNITÁRIA. O
projeto em foco tem o propósito de implantar o primeiro Núcleo de
Mediação Comunitária do norte do estado do Rio Grande do Sul. O
referido projeto será estruturado nos bairros José Alexandre Zachia
e Valinhos, em Passo Fundo, entre maio de 2011 e julho de 2012,
buscando formar e capacitar 40 mediadores da própria comunidade
e atender as demandas da população no que se refere ao acesso à
justiça. O Projeto Justiça Comunitária é uma parceria que envolve o
Ministério da Justiça (Secretaria da Reforma do Judiciário), a
Prefeitura Municipal de Passo Fundo (Secretaria de Segurança) e a
Faculdade Meridional (IMED), por intermédio da Escola de Direito.

2) O presente edital abre inscrição para uma vaga de estágio
remunerado, sob supervisão do Prof. Dr. Mauro Gaglietti, do Prof.
Ms. Marcelino Meleu (doutorando) e do Prof. Ms. Luiz Ronaldo
Freitas de Oliveira.

Informações: 
Vagas: 01 vaga para estudantes do Curso de Direito
Formação: Estar cursando a Faculdade de Direito na IMED com
boas notas nas disciplinas cursadas.
Turno: Tarde
Validade: 4 meses
Período: entre 05 de março de 2012 e 05 de julho de 2012.
Carga horária: 30 horas semanais
Locais de estágio: Núcleo de Justiça Comunitária


Exigências 
Estar cursando, preferencialmente, entre o 5° e o 8 º semestres do
curso de Direito na IMED. Ser uma pessoa comunicativa, sensível
às questões sociais, organizada, proativa, com noções básicas
acerca da redação, da elaboração de relatórios, de  peças
processuais, do domínio de prazos processuais e que se interesse
por temas associados à mediação comunitária, mediação familiar,
justiça comunitária e justiça restaurativa. Imprescindível
conhecimento da língua portuguesa, domínio em redação, internet,
Word.

Benefícios: 
• Bolsa mensal a ser paga pela IMED até o quinto dia útil de cada
mês no valor de R$ 354,00 entre 05 de março e 05 de julho de
2012.
Atividades exercidas e Competências exigidas:
• Cumprimento de prazos processuais;
• Elaboração de peças processuais;
• Elaboração de relatórios trimestrais;
• Protocolo e distribuição de peças processuais;
• Atendimento de pessoas e consultas processuais;
• Atendimento de demandas da comunidade do bairro Zachia e
respectivos encaminhamentos junto às redes de proteção social,
Secretarias da Prefeitura Municipal e aos órgãos e  instituições
relacionadas à garantia da efetividade dos direitos humanos.
Interessados (as) podem encaminhar seu currículo para o e-mail:
selecao@imed.edu.br com o assunto: Estágio - Projeto Justiça
Comunitária até 10/02/2012.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Matéria no Jornal Hoje sobre Justiça Comunitária

O Jornal Hoje, da Rede Globo, exibiu hoje uma reportagem falando sobre Justiça Comunitária, mostrando a experiência do Distrito Federal.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Momento musical

A violinista Vivian Reis visitou o Núcleo de Justiça Comunitária, onde tocou algumas canções e falou sobre sua experiência trabalhando na área de saúde mental.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Fotos 22/12/2011



No dia 22 recebemos visitas super especiais. Realizamos uma mega-atividade com o Comando do Regimento da Brigada Militar, com o Ten. Cel. Antonio Carlos Cruz, e a Secretária de Segurança da PMPF, com o secretário Marcio Patussi e equipe. Estiveram envolvidos os Bombeiros, a Polícia Ambiental, o PROERD, o Hipo, a Educação no Trânsito e a Polícia Comunitária. Foi uma tarde super especial. As crianças da comunidade se divertiram muito! Confira algumas fotos:

As crianças do bairro tiveram uma tarde de muita atividade e diversão!

Atividades de prevenção ao uso de drogas





Aprendizagem sobre o trânsito de forma super divertida


Um salve geral de energia positiva para 2012

Para refletir:
"Eu creio em mim mesmo. Creio nos que trabalham comigo, creio nos meus amigos e creio na minha família. Creio que Deus me emprestará tudo que necessito para triunfar, contanto que eu me esforce para alcançar com meios lícitos e honestos. Creio nas orações e nunca fecharei meus olhos para dormir, sem pedir antes a devida orientação a fim de ser paciente com os outros e tolerante com os que não acreditam no que eu acredito. Creio que o triunfo é resultado de esforço inteligente, que não depende da sorte, da magia, de amigos, companheiros duvidosos ou de meu chefe. Creio que tirarei da vida exatamente o que nela colocar. Serei cauteloso quando tratar os outros, como quero que eles sejam comigo. Não caluniarei aqueles que não gosto. Não diminuirei meu trabalho por ver que os outros o fazem. Prestarei o melhor serviço de que sou capaz, porque jurei a mim mesmo triunfar na vida, e sei que o triunfo é sempre resultado do esforço consciente e eficaz. Finalmente, perdoarei os que me ofendem, porque compreendo que às vezes ofendo os outros e necessito de perdão".

Mahatma  Gandhi



Um excelente 2012 para todos! Com muita alegria, reflexão e cooperação! Que seja um ano de muitas conquistas e vitórias na busca pela paz!

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

TÉCNICAS PARA A JUSTIÇA RESTAURATIVA E PARA A MEDIAÇÃO

Faça o download desse interessante material sobre Justiça Restaurativa e Mediação:

Feliz 2012 com Mediação

Paradoxo do Nosso Tempo (George Carlin) 
 
 
 
Nós bebemos demais, gastamos sem critérios. Dirigimos rápido demais, ficamos acordados até muito mais tarde, acordamos muito cansados, lemos muito pouco, assistimos TV demais e raramente estamos com Deus.
Multiplicamos nossos bens, mas reduzimos nossos valores.
Nós falamos demais, amamos raramente, odiamos freqüentemente.
Aprendemos a sobreviver, mas não a viver; adicionamos anos à nossa vida e não vida aos nossos anos.
Fomos e voltamos à Lua, mas temos dificuldade em cruzar a rua e encontrar um novo vizinho. Conquistamos o espaço, mas não o nosso próprio.
Fizemos muitas coisas maiores, mas pouquíssimas melhores.
Limpamos o ar, mas poluímos a alma; dominamos o átomo, mas não nosso preconceito; escrevemos mais, mas aprendemos menos; planejamos mais, mas realizamos menos.
Aprendemos a nos apressar e não, a esperar.
Construímos mais computadores para armazenar mais informação, produzir mais cópias do que nunca, m as nos comunicamos cada vez menos.
Estamos na era do "fast-food" e da digestão lenta; do homem grande, de caráter pequeno; lucros acentuados e relações vazias.
Essa é a era de dois empregos, vários divórcios, casas chiques e lares despedaçados.
Essa é a era das viagens rápidas, fraldas e moral descartáveis, das rapidinhas, dos cérebros ocos e das pílulas "mágicas".
Um momento de muita coisa na vitrine e muito pouco na dispensa.
Uma era que leva essa carta a você, e uma era que te permite dividir essa reflexão ou simplesmente clicar "delete".
Lembre-se de passar tempo com as pessoas que ama, pois elas não estarão aqui para sempre.
Lembre-se dar um abraço carinhoso em seus pais, num amigo, pois não lhe custa um centavo sequer.
Lembre-se de dizer "eu te amo" à sua companheira(o) e às pessoas que ama, mas, em primeiro lugar, se ame...se ame muito.
Um beijo e um abraço curam a dor, quando vêm de lá de dentro.Por isso, valorize sua familia e as pessoas que estão ao seu lado, sempre.