segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Território da Paz completa 50 dias em funcionamento

FONTE: O Nacional

Na manhã desta sexta-feira, o secretário de Segurança Pública, Márcio Patussi, recebeu o Coronel Júlio Marobin, responsável da Secretaria Estadual de Segurança Pública pelos Núcleos de Polícia Comunitária no Estado do Rio Grande do Sul. Juntos avaliaram os primeiros 50 dias de funcionamento das ações do Território da Paz, implantado no mês de novembro em Passo Fundo nos bairros Zachia e Integração.
Com o programa, espera-se amenizar problemas de drogadição, tráfico e pequenos delitos nestes locais. As ações já estão atingindo uma comunidade de aproximadamente 20 mil pessoas nesses dois bairros. Após analisar o relatório da Secretaria de Segurança e da Brigada Militar, o coronel Marobin, que esteve acompanhado pelo assessor da secretaria, major Carlos Souto, destacou que a implantação dos núcleos está acontecendo como planejado em Passo Fundo. “Estamos vendo aqui um ótimo trabalho da Secretaria de Segurança e da Brigada”, disse o coronel.
O secretário Patussi explicou ao coronel que em função da realidade local, o número de policiais inseridos nos núcleos foi ampliado de três para quatro. Patussi relatou que eles estão fazendo um trabalho de aproximação com a comunidade, identificando algumas situações e intervindo quando necessário com prisões e abordagens. “Os líderes comunitários também estão entendendo a importância do nosso trabalho”, disse.
No relatório entregue pela Secretaria de Segurança e pela Brigada ao coronel Marobin também constam informações sobre as reuniões periódicas que estão acontecendo com essas comunidades. Patussi quer desmitificar a distância que existia da Brigada e da Secretaria com a comunidade, no intuito de saber as reais demandas. “Assim estaremos aplicando ações não só de policiamento, mas também que envolvam iniciativas do poder público, como troca de lâmpadas e limpezas de ruas, além de questões sociais”, salienta.
De acordo com Marobin, esse relatório que lhe foi apresentado, será encaminhado ao governador Tarso Genro,objetivando mostrar que o município de Passo Fundo está sendo eficiente na montagem dessa nova estrutura de trabalho.
A prioridade dos programas que serão desenvolvidos no Território da Paz é trabalhar com jovens entre 12 e 24 anos, em três eixos estratégicos: prevenção, transversalidade e gestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário