terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Diário da Manhã: Balanço positivo e novas expectativas para o projeto Território da Paz

FONTE: Diário da Manhã

Diminuir os índices de criminalidade e construir uma cultura de paz é o objetivo de um trabalho que há 64 dias vem atuando em Passo Fundo, o Território da Paz. O projeto que tem a parceria da secretaria de Segurança e policiamento se trata de um conjunto de políticas públicas baseadas no diálogo entre ações sociais e policiais, fundamental para a redução dos índices de violência e criminalidade, em bairros onde há maior vulnerabilidade. Na cidade, os bairros que fazem parte das ações são o bairro Zácchia e Integração.

Para apresentar os resultados desses dois meses de trabalho e planejar novas ações, a Secretaria de Segurança Pública, por meio do secretário Márcio Patussi, os policiais do 3º RPMon e representantes dos bairros se reuniram nesta segunda-feira, 30. Além da apresentação dos resultados, duas urnas foram entregues aos representantes dos bairros, que farão a coleta de sugestões e melhorias.

De acordo com o secretário Márcio Patussi, as urnas que forma distribuídas aos dois bairros que fazem parte do projeto vão contribuir no sentido de dar uma orientação das necessidades da comunidade. “Algumas pessoas ficam inibidas de se manifestar quando ocorrem as reuniões. Então essa é uma forma de trazer esse feedback entre a real necessidade da população e fazer de forma efetiva as ações, agindo dentro da nossa viabilidade”, justifica ele.

Resultados
Conforme o major Angelo Miguel, do 3º RPMon, o balanço das atividades feito nos 64 dias de implantação do projeto trouxe o levantamento de todas as abordagens e intervenções feitas pela polícia. “O programa é multidisciplinar e depende de ações conjuntas que acabam diminuindo os índices de criminalidade. O papel da Brigada Militar é ser um link entre as necessidades da comunidade e as demais secretarias, fazendo o encaminhamento e prevenindo”, aponta ele.

Os bairros que fazem parte do projeto foram escolhidos por apresentar índices de criminalidade e vulnerabilidade diferenciadas, como explica Patussi. “Temos que avançar e identificar cada vez mais outras situações de risco e atuar com mais firmeza com um conjunto de outras ações, na defesa e manutenção da ordem”, conclui.

Segundo o major Angelo, o Território da Paz é um novo modelo de segurança pública. “É uma política do Estado e depende de uma série de agentes que agrega todas as secretarias, como Saúde, Educação, Infraestrutura e Segurança”, destaca. O projeto alcançou resultados expressivos, principalmente pelo trabalho efetivo da Brigada Militar. Um dos índices destacados pelo major Angelo é o de homicídios, que ficou em zero nos dois bairros, um importante passo na conquista pela paz, que iniciou em 22 de novembro de novembro de 2011, quando foi implantado.


(Representantes dos bairros recebem urnas de coleta das sugestões da comunidade / FOTO ALESSANDRA PASINATO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário