segunda-feira, 5 de março de 2012

Um ano pacificando conflitos

Projeto Justiça Comunitária dos bairros Alexandre Zachia e Valinhos comemorou um ano de existência neste sábado 

Créditos :: Marcus Freitas/Especial ON
Na comemoração pelas mediações, foram as crianças que se divertiram mais
FONTE: O NACIONAL
 
Na tarde de sábado (3), por volta das 15h, o Núcleo de Justiça Comunitária localizado no bairro Alexandre Zachia realizou a 1ª Festa da Mediação pela Paz. O projeto, que também possui uma sede no bairro Valinhos, é uma parceria entre a prefeitura, Ministério da Justiça e Faculdade Meridional (Imed). O evento contou com a presença de diversas autoridades. As apresentações ficaram a cargo do Grupo Abadá Capoeira e Projeto Protejo de Percussão. Também houveram várias atividades voltadas para as crianças, como a Escolinha de Trânsito organizada pela Guarda Municipal de Trânsito, onde os pequenos puderam aprender sobre o trânsito brincando. Além disso, agentes do projeto apresentaram ao público uma simulação de mediação.
Para o secretário de Segurança de Passo Fundo, Marcio Patussi, o balanço do trabalho realizado até agora foi bastante positivo. “Esse projeto é desenvolvido pela Secretaria de Segurança desde julho de 2011, e algumas centenas de pessoas já foram atendidas com a realização da mediação de conflitos. Esses conflitos foram identificados por uma equipe técnica, que é formada por advogados, psicólogos e assistentes sociais, além de um grupo de 20 mediadores que fazem esse trabalho tanto na Zachia quanto no Valinhos”, ressalta o secretário. Ele ainda afirma que a extensão para outros bairros é uma possibilidade. “Nós achamos importante priorizar outras regiões que necessitam deste tipo de atendimento” completou.
O coordenador do projeto, professor e cientista político, Mauro Gaglietti, também faz uma leitura positiva das mediações realizadas. “É um balanço muito positivo, porque se somarmos os atendimentos feitos no Valinhos e no Zachia, temos em torno de 380 atendimentos”. Segundo ele, as mediações também servem para aliviar o sistema judiciário, já que a maioria das pessoas busca a justiça para resolver qualquer tipo de problema, o que acaba abarrotando o judiciário de processos.
A equipe técnica é formada pelo advogado Marcelino Meleu, psicólogo Luiz Ronaldo e pela assistente social Izabel Benetti. O projeto iniciou em 31 de março de 2011, sendo a equipe técnica estabelecida em julho. Nos últimos seis meses, foram formados 10 mediadores no Zachia e mais 10 no Valinhos. Segundo Gagliatti, caso mantenha-se o ritmo de atendimento, cerca de 30 sessões de mediação e mais 300 atendimentos deverão ser realizados até o final de ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário