segunda-feira, 23 de maio de 2011

Ata e fotos - 18 de maio



Ata de reunião – 18 de maio de 2011


Projeto Justiça Comunitária

Na oportunidade do dia 18 de maio foram apresentados, pelos alunos do Curso de Psicologia, três trabalhos:
O primeiro relacionado à interdisciplinaridade existente entre as Escolas de Direito e Psicologia, as quais caminham juntas para a solução de problemas inerentes ao ser humano. No qual a psicologia faz aflorar fatos e informações que são fundamentais ao exercício do bom direito, mas que muitas vezes ficam escondidas entre os sentimentos não expostos pelos conflitantes.
No segundo, as estagiárias do curso de Psicologia, expuseram a experiência que adquiriram e o trabalho que desenvolveram no ano de 2010, junto ao NUJUR – Núcleo de Prática Jurídica da IMED, atuando como mediadoras em casos da Vara de Família do Fórum de Passo Fundo.
 No ultimo trabalho, foi exposto o tema de “Psicologia Social Comunitária x Assistencialismo”. A Psicologia Social Comunitária tem como objetivo buscar a promoção da autonomia das comunidades em relação ao governo, ONGS, e outros, para que a comunidade por si só, depois de todo um trabalho de conhecimento e aperfeiçoamento para tais atos, possa dar continuidade aos trabalhos. È salientada também a importância de se avaliar as necessidades reais apresentadas pela comunidade para a realização de uma intervenção mais eficiente que contemple as verdadeiras expectativas dos moradores.
Também ouve a exposição das formas de capacitação de lideres, tendo como principais aspectos a serem tratados a informação. Que se demonstra importante ao passo que, quanto mais informação tem a comunidade sobre seus direitos, mas esta comunidade tem cidadania e conhecimento para buscar seus direitos e cumprir com seus deveres. A gestão dos conflitos, também é posta como aspecto neste assunto, na qual se visa criar uma forma de solução positiva aos conflitos, devendo estes ser postos em ultimo plano, levando mais em conta o aprendizado pessoal e técnico que ele proporciona, a partir de momento que se aprende a lidar com este, de forma pacifica.
Terminadas as apresentações, fora cientificado aos voluntários que desejam receber o certificado de horas, que este será dividido em dois, o primeiro será entregue no mês de dezembro/2011 e o segundo no mês de julho/2012. Para isso é necessário que seja preenchido o documento necessário, disponível na reunião.
Por último foram dadas as noticias boas, são elas:
Inauguração da Casa de Mediação no dia 09/07/2011 ás 15h00 h. Para este ato, a equipe do Projeto de Justiça Comunitária convida todos a participarem, bem como convida para a Macarronada Filosófica, que irá acontecer na mesma data as 19h00 h., o local será divulgado no Blog do Projeto.

Passo Fundo – 18/05/2011




(Ata escrita por Keli Pilatti e fotos tiradas por Janaine Benites)

Nenhum comentário:

Postar um comentário