quarta-feira, 13 de julho de 2011

Centro de estudos para resolução de conflitos será implantado nas escolas municipais

Centro de estudos para resolução de conflitos será implantado nas escolas municipais


O Centro de Estudos de Práticas de Justiça Restaurativa de Passo Fundo (Ceprajur) será implantado em Passo Fundo para qualificar o atendimento prestado aos alunos das escolas municipais.

Além da Secretaria de Educação, o centro é composto por várias entidades, como o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), Assistência Social Diocesana Leão XIII, 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Ministério Público – 3ª Promotoria de Justiça Especializada, Juizado da Infância e Juventude, 2ª Vara da Família e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

De acordo com a secretária de Educação, professora Vera Vieira, o grupo se reúne duas vezes por mês com o intuito de estudar as práticas de justiça restaurativa. Ela explicou que os participantes serão capacitados para trabalharem na resolução de conflitos, evitando que eles cheguem no âmbito do judiciário. A secretária ainda garantiu que os professores da Rede Municipal também serão capacitados.

A psicóloga da SME, Vanessa Ilha, ressaltou que o centro vai utilizar como método de resolução de conflitos, o chamado “Círculo Restaurativo”, que propicia que as partes em conflito, vítima e agressor, mediados por profissionais, sentem para conversar.

- Esse círculo restaurativo é o único método de resgate de cidadania através do diálogo – disse ela.

Para o início do mês de setembro, o Ceprajur promoverá um seminário de justiça restaurativa, sob o tema “Diálogo e Cidadania”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário