sábado, 12 de novembro de 2011

Passo Fundo será pioneiro no interior do RS

FONTE: Diário da Manhã

Objetivando consolidar a implantação do Projeto Território da Paz no município de Passo Fundo, primeiro local do interior do Estado à serem efetivadas suas ações, gestores da Secretaria Estadual de Segurança Pública se reuniram nesta segunda-feira com os responsáveis pelo projeto na Prefeitura Municipal. Ao todo serão R$ 1,7 milhão em investimentos, sendo que o lançamento do projeto acontece no próximo dia 22 no bairro Integração, contando inclusive com a presença do Governador Tarso Genro.
De acordo com o secretário de Segurança Pública de Passo Fundo, Márcio Patussi, Passo Fundo foi beneficiado com esse primeiro modelo do Território da Paz, que ainda é contemplado pelos núcleos de justiça comunitária, graças à um conjunto de ações da Prefeitura de Passo Fundo com o Governo do Estado. Ele explicou que os bairros Integração e Zacchia estão inseridos no projeto em função de problemas de criminalidade e vulnerabilidade social. “Após efetivarmos o Território da Paz com certeza esses índices serão diminuídos, e com isso a tranquilidade será devolvida à essas comunidades”, disse.

No encontro ainda estiveram representantes de várias secretarias do Governo Estadual, como Educação, Saúde, Esporte e Lazer, e Ação Social, além do o coordenador Estadual do RS na Paz, o delegado Carlos Roberto Santana, e o coronel Júlio César Marobin, responsáveis pelas ações de lançamento do Território da Paz e dos núcleos de polícia comunitária em Passo Fundo.

Segundo Patussi, ações de prevenção iniciam de imediato, como o Mulheres da Paz, e o projeto da Secretaria de Segurança de Passo Fundo Diga Não ao Bullying, além da presença de um policial militar em cada bairro para garantir segurança 24horas à essas comunidades. Ele ressaltou ainda, que além de policiamento o projeto Território da Paz, terá ações em outras áreas, como de incentivo a microcréditos, o que possibilitará das famílias saírem da informalidade para terem seus próprios negócios.

(Passo Fundo será primeiro local no Estado a serem efetivadas ações / FOTO DIVULGAÇÃO)

Várias ações serão implantadas com o objetivo de combater e reduzir os números de violência e da criminalidade, além de oferecer projetos sociais à população que se encontra em situação de vulnerabilidade. "Queremos instalar o programa na sua integralidade em Passo Fundo, com as ações integradas das polícias (Civil e BM) com a comunidade e com os diferentes projetos sociais estratégicos desenvolvidos pelas secretarias estaduais em conjunto com os órgãos municipais
A comitiva do Governo Estadual apresentou as ações que serão desenvolvidas nos territórios e, após, todos visitaram os locais que receberão os Territórios da Paz. O delegado Carlos Sant`Ana ainda se reuniu com o diretor da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo (UPF), Marcio Leiria, a coordenadora do curso de Educação Física, Lorita Weschenfelder, e professores do projeto Atleta do Futuro. Sant`Ana apresentou o RS na Paz e conheceu os programas da universidade voltados a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
                                          
RS na Paz
O RS na Paz, programa de segurança pública com cidadania do Estado do Rio Grande do Sul, inaugura uma nova fase na consolidação do princípio de que segurança pública não é sinônimo de polícia. "É um conjunto de políticas públicas baseadas no diálogo entre ações sociais e policiais, fundamental para a redução dos índices de violência e criminalidade e da vulnerabilidade das pessoas", apontou Carlos Sant`Ana.

Os Territórios da Paz possibilitam, além do controle preventivo da violência, a convivência pacífica nas comunidades. As atividades do RS na Paz começam com o diagnóstico das áreas de maior concentração de violência e criminalidade. A etapa seguinte é a ação policial intensa e qualificada contra o crime. A partir daí, a permanência da polícia nos locais críticos garante a ordem pública e possibilita a implantação de ações sociais que materializem a presença do Estado nessas áreas. O RS na Paz atua prioritariamente com jovens entre 12 e 24, faixa etária em que é possível trabalhar com a prevenção do uso e dependência de drogas e também do envolvimento com o tráfico de entorpecentes.

Um comentário:

  1. Convite do Xad:

    http://scmcampinas.blogspot.com/2011/11/blogagem-coletiva-pelo-fim-da-violencia.html

    Blogagem coletiva pelo fim da violência contra a mulher. Dia 25 de novembro. Participe!

    ResponderExcluir