Projeto visa democratizar o acesso à justiça
Com o objetivo de contribuir para a democratização do acesso à justiça por meio da mobilização e capacitação de agentes comunitários preparados na gestão de conflitos foi lançado nesta quinta-feira (31/03), o Projeto Justiça Comunitária. A iniciativa, apresentada no Bairro Zachia, será desenvolvida pelo Ministério da Justiça (PRONASCI, Secretaria da Reforma do Judiciário); PMPF (por intermédio da Secretaria de Segurança); IMED (por intermédio da Escola de Direito, com apoios das Escolas: Psicologia, Gestão Pública, Odontologia e Administração).
O lançamento oficial do projeto contou com a presença do Diretor Geral da IMED Me. Eduardo Capellari, Dr. Mauro Gaglietti (Coordenador do Projeto Justiça Comunitária), Profa. Me. Thaise Nara Grazziotin Costa(Coordenadora da Escola de Direito da IMED), Prof. Me. Marcelino Meleu (Professor da IMED), Prof. Me. Luiz Ronaldo de Oliveira (Coordenador da Escola de Psicologia da IMED), Isabel Benetti (Assistente Social), Prefeito Municipal, Airton Dipp, vice-prefeito, Rene Cecconello, Secretário Municipal da Segurança Pública, Márcio Patussi, Vereador Roque Letti, representando a Câmara Municipal de Vereadores, Cel. João Darci Gonçalves, representante da Brigada Militar de Passo Fundo e Nilson Santa Helena, presidente da Associação de Moradores do bairro Zachia, promotores públicos, professores, imprensa e comunidade.
Na ocasião, o Diretor Geral da IMED, Me.Eduardo Capellari, salientou que “A instituição acredita que projetos, como este, trazem a possibilidade de quebrar barreiras e diferenças, alcançando a cidadania. A IMED está muito feliz de mediar um projeto que conduzirá Passo Fundo para outro patamar na questão da justiça cidadã”.
Já o Prefeito Airton Dipp enfatizou que o projeto proporcionará um avanço social e que alcançará seu objetivo. “A Faculdade IMED, que mediará o projeto, é uma instituição séria e respeitada”, aponta.
O professor da IMED, Dr. Mauro Gaglietti, Coordenador do Projeto Justiça Comunitária, explica que a iniciativa visa implantar o Primeiro Núcleo de Mediação Comunitária em Passo Fundo-A Casa da Mediação Comunitária- com cerca de 40 mediadores populares dos bairros Zachia e Valinhos.
As atividades contam com a participação do Prof. Dr. Mauro Gaglietti (Coordenador do Projeto Justiça Comunitária), Profa. Me. Thaise Nara Graziottin Costa(Coordenadora da Escola de Direito da IMED), Prof. Me. Marcelino Meleu (Professor da IMED), Prof. Me. Luiz Ronaldo de Oliveira (Coordenador da Escola de Psicologia da IMED), Isabel Benetti (Assistente Social) e da Acadêmica Gabriele Albuquerque(Bolsista do Projeto e responsável pelo Blog).
“A comunidade será beneficiada com a existência de uma Casa de Mediação Comunitária responsável em encaminhar a resolução dos conflitos envolvendo casais, famílias e conflitos entre vizinhos, bem como os conflitos que ocorrem nas Escolas. Para isso, o projeto irá contemplar a formação de 40 mediadores a partir de um cadastro que será formado com auxílio da Escola Municipal Guaracy Barroso Marinho, da UAMPAF, das Associações de Moradores dos bairros Zachia e Valinhos”, analisa Gaglietti.
Acompanhe o projeto
Todas as informações sobre o projeto podem ser visualizadas através do Blog http://justicacomunitariapf.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário