quarta-feira, 15 de junho de 2011

Encontro do dia 09/06/2011 - Bairro Zachia

Estiveram presentes na Escola Municipal Guaracy Barroso Marinho, Bairro Zachia, as comunidades do bairro Zachia e Valinhos, estudantes do Curso de Psicologia, Direito e Arquitetura da IMED (voluntários), e os seguintes palestrantes e autoridades:
   


Dr. Luis Crhistiano Aires – Juiz da Vara de Família de Passo Fundo
Dra. Cleonice Aire – Promotora de Justiça de Passo Fundo
Rene Cecconello – Vice - Prefeito de Passo Fundo
Mauro Gaglietti – Coordenador do Projeto Justiça Comunitária e Professor
Marcelino Meleu – Advogado do Projeto Justiça Comunitária e Professor
Luciano Migliavacca – Advogado, Professor e Juiz leigo
Isabel - Assistente Social do Projeto Justiça Comunitária
Nilso Santa Helena – Presidente do Bairro
Marisa Ré De Rocco - Gestora Local do Projeto Justiça Comunitária e Secretaria de Segurança Pública de Passo Fundo


Os assuntos abordados foram:

  • a celeridade da mediação em pequenos conflitos em relação ao judiciário, devido a grande demanda de processos pela comunidade;
  • foi enfatizado a importância do diálogo, possibilitando ás partes  expor seus sentimentos durante a mediação, o que no judiciário não ocorre, e sim as partes são vistas através dos fatos levado até o judiciário, e normalmete alguma das partes fica insatisfeita com a decisão; A mediação visa satisfação para ambos.
  • foi desmistificado a figura dos juízes, da promotoria para toda a comunidade, por eles mesmo.  A comunidade ficou ciente e feliz em saber que é possível ter acesso a juízes, promotores não somente na hora de uma audiência e sim, se necessário, para uma breve conversa e resolver/tirar dúvidas;
  • Foram exemplificados casos concretos, pela Dra. Cleonice e o Dr. Luis Crhistiano, que são levados até o judiciário e como poderiam ser resolvidos de um forma pacífica através da mediação.
  • A comunidade teve a oportuniade de sanar algumas dúvidas durante e após a palestra;







 Texto e Fotos : Emanuele Petry Bueno

Um comentário:

  1. São atividades como essa que abrem o debate sobre o acesso a justiça e desmistificam o judiciário para toda a comunidade. Bom ver o amigo e Dr. Luis Crhistiano voltando a visitar o bairro, na minha opinião ele é um dos juízes mais progressista e humanista do estado do RS.

    ResponderExcluir