domingo, 5 de junho de 2011

Núcleo de Justiça Comunitária está selecionando agentes

Site Jornal O Nacional


Inauguração da Casa de Mediação que vai atender os bairros Zacchia e Valinhos está prevista para o mês de julho


Créditos : Glenda Mendes/ON

Núcleo vai funcionar em uma casa no bairro Zacchia

Através de recursos do Ministério da Justiça, Passo Fundo está iniciando os trabalhos do primeiro Núcleo de Mediação de Justiça Comunitária que, num projeto piloto, vai atender as comunidades dos bairros Zacchia e Valinhos. A ideia é resolver conflitos diretamente no bairro, sem que acabem indo para o Judiciário. Para isso, o Núcleo vai contar com 20 agentes mediadores, que serão moradores dos bairros e conhecedores da realidade de cada uma das comunidades atendidas.

As pessoas interessadas em fazer parte do grupo de agentes já se inscreveram e o momento agora é de seleção dos candidatos, processo que está sendo realizado pela Imed, que foi a empresa vencedora da licitação para desenvolver o projeto. “Estamos selecionando os 20 agentes, que são moradores dos bairros Zacchia e Valinhos. Eles farão parte do grupo que vai atuar no Núcleo, que será formando ainda por psicólogos, assistentes sociais e profissionais da área do direito para desempenhar as atividades de mediação e resolução de conflitos nessas duas comunidades”, explica o secretário municipal de Segurança, pasta responsável pelo projeto, Márcio Patussi.

Após o término da seleção, os selecionados começarão a receber a capacitação e a orientação de técnicos de Brasília e da Imed. “Está previsto para o dia 9 de julho a inauguração do Núcleo”, comenta Patussi. De acordo com ele, são parceiros do projeto as associações de moradores tanto do bairro Zacchia quanto do Valinhos, bem como as direções das escolas municipais, que indicaram nomes de possíveis mediadores e estão auxiliando o processo. “As diretoras conhecem a realidade daquelas comunidades estão orientando as pessoas a procurarem o programa, pessoas que consideram que teriam as qualidades necessárias para, em recebendo o treinamento, serem, de fato, mediadores nessas comunidades”, avalia.

Piloto

“Essa é a nossa primeira experiência”, destaca Patussi, mas a ideia é ampliar este projeto para outros bairros. “Para pleitearmos alguma outra modalidade junto ao Pronasci, que é de onde provêm os recursos, do Ministério da Justiça, temos que ter o término desse programa. Após a conclusão desse, sem dúvida vamos pleitear a expansão para outros bairros, porque há o interesse das comunidades na realização dessas atividades”, salienta o secretário.

Formação

A coordenação do Núcleo está sendo feita pelo professor Mauro Gaglietti, da Imed. De acordo com ele, na quinta-feira, dia 9 de junho, acontece o encontro de formação e capacitação dos mediadores da comunidade com a presença de juízes, promotores, defensores públicos, psicólogos, assistentes sociais e advogados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário